Sessões para celebrar Jackson


André Luiz Maia
Texto: Jornal impresso, Correio da Paraíba.
Data: Sexta-feira, 30 de agosto de 2019
Adaptação para o blog: Lucas Rodrigues

Em pleno centenário de Jackson do Pandeiro, que acontece no sábado (31/08/2019), um espetáculo sobre a vida e obra do Rei do Ritmo aporta em João Pessoa. Hoje, amanhã e domingo, Ópera do Pandeiro entra em cartaz no Teatro Santa Roza, no Centro Histórico da Capital.

A montagem do grupo de teatro Bicho de Ruma conta com o texto e direção de Mizael Batista e a produção é de Valdir Santos. A peça retrata o nascimento, obra, vida e morte do artista paraibano Jackson do Pandeiro em narrativa que mescla teatro, poesia e música.

Matéria do programa Mulher Demais, do dia 02/09/2019

O espetáculo passeia por diversos gêneros e abordagens, apresentando-se como uma espécie de auto de natal paraibano, contando a história do nascimento do menino José, o Jackson do Pandeiro, na cidade de Alagoa Grande, denominada terra onde o sapo não canta. Evidencia-se, assim, um guerreiro aboiador e sua narrativa embebida de influências da literatura de cordel, um profeta que anuncia o predestinado. Além de brincantes, bufões e muitas celebração para a chegada do menino.

Depois, surgem passagens que mostram os primeiros passos de José Gomes Filho até se tornar Jackson do pandeiro, na feira de Alagoa Grande, com sua mãe, Flora Mourão, tocando ganzá. Em seguida, o Cassino Eldorado em Campina Grande, a rádio Tabajara em João Pessoa, a explosão do seu primeiro sucesso em recife e a culminância no Rio de Janeiro.

Primeiro grande sucesso de Jackson do Pandeiro, “Sebastiana”

Com cenários práticos e adereços diversificados, o espetáculo resgata, não apenas, a trajetória do rei do ritmo, mas também a cultura nordestina com elementos regionais.

O elenco por Isaias Vicente, Maria Betânia, Mariana Arruda, Ailma Alves, Honorato Irmão, Claudio Correia, Luciana Oliveira, Leneeton Oliveira, Marcus Vinicius, Jaciara Xavier, Fabiana Palmeira, Mylene Martins, Jozam Domingos, Alcemy Araújo, Lucíola Fernandes, Adalberto Fernandes, Mizael Batista.

Dentre esses nomes, destacam-se os músicos, Honorato Irmão e Jozam Domingos, que tocam sanfona e violão, respectivamente, executando números musicais ao vivo, aliados às vozes de Ângela Beijo e Jozam Domingos.

Ópera do Pandeiro é um dos eventos realizados no fim de semana do centenário de Jackson do Pandeiro. Além da exposição permanente, em cartaz no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), em Campina Grande, a terra natal do Rei do Ritmo também continua a oferecer programação dedicada ao seu cidadão mais ilustre.



VEJA TAMBÉM:


Documentárioretrata riqueza histórica e cultural de Alagoa Grande





Essa foi uma atividade feita por mim, Lucas Rodrigues, para a matéria de Jonalismo Online, com orientação da Professora e Jornalista Marina Magalhães. A atividade proposta consistiu em pegar uma matéria de um jornal impresso local e transformar o texto do impresso, para um conteúdo para as redes.

Postar um comentário

0 Comentários