Um sorriso e suas esperanças


Esse, à esquerda, é o David, junto com sua irmã e seu primo Laertson.

Há exatamente 3 dias,  precisamente em no dia 17, fui convidado pela Igreja Batista Central de Guarabira para fazer a cobertura fotográfica de um evento que aconteceu numa comunidade carente da cidade, que está localizada exatamente onde eu nasci: na Paraíba.

Esse, não consegui descobrir o nome, porquê, ele, fugiu.

Chegando lá, ouvi frases como: “está difícil, mas, tudo irá ficar bem”. Aquilo me intrigou de uma maneira única e, enquanto eu fotografava, comecei a olhar a minha volta e avistei esse menino (segunda foto), que não quis me dizer seu nome, mas que tinha um olhar atencioso para tudo o que estava acontecendo. Ao mesmo tempo havia algo que o incomodava e eu não conseguia descobrir o que era. Talvez tenha sido por isso que tirei essa foto dele. Quando cheguei perto para pedir uma foto de perfil, ele correu dizendo que “não”, e eu, como todo e qualquer fotógrafo, comecei a parar de observar os adultos e focalizei toda minha atenção nas crianças.

À esquerda, está Laertson, junto com o Loirinho. Eles são amigos.

Nesse momento, estavam todas as crianças do evento juntas.

Enquanto eu observava atenciosamente, a minha direita tinha um aglomerado delas (quarta foto), então cheguei perto e disse: -ei, vamos tirar uma foto? Quero ver todo mundo com o sorriso mais bonito que pode dar!

Assim, sem evitar, todos deram seu melhor, mas, o que mais me intrigou foi o sorriso desse loirinho (é o que está na terceira foto). Após essa foto ele chegou perto de mim e disse: “Eu nem peguei roupa pra minha mãe. Ela tá sem roupa para o Natal, sabia?”

Ao ouvir aquilo meu coração congelou por alguns instantes. Por uns segundo lembrei das inúmeras pessoas que chegaram para desabafar comigo ao longo desse ano de 2019, dizendo coisas do tipo: “eu não tenho dinheiro para lanchar”, “vida não está fácil”. Sabe... as palavras daquele menininho me fizeram sair da zona de conforto e ver que, nesse caso, não se trata de condições sociais, e sim o fato de que cada um “carrega a cruz que suporta”.

Esse é o David. O que disse que queria ser Jornalista.

Esse é o Manoel. Ele, adora tirar fotos.

Bem, depois desse meu carrossel de emoções e pensamentos repentinos, por causa daquela frase, eu disse: -Deixa eu tirar uma foto só tua? E assim eu fiz.

Quando eu estava me levantando pra sair, um menino chegou ao meu lado e disse: “Tio, deixa eu tirar uma foto de um amigo meu?”.  Ouvindo aquilo me derreti por completo e respondi: -Claro, meu amor! Venha cá, que o tio te ensina. Daí, o David (é o da quinta foto) tirou a foto do Manoel (é o da sexta foto) e quando estava saindo me deu um abraço e disse: “Você é fotógrafo?”. E eu, quase chorando de emoção, falei: - Não, sou jornalista!

Ouvindo aquilo, o David virou para sua mãe (ela estava quase do meu lado olhando ele interagir comigo) e disse a frase que fez meu 2019 valer à pena: “Mãe, compra uma câmera para mim, porque, eu quero virar jornalista, que nem o tio Lucas.”

Essa cena do David, me fez lembrar da primeira frase que ouvi quando cheguei no evento e pensei que mesmo com toda essa situação, eles insistem em querer que tudo fique bem de algum modo, eles insistem em projetar um futuro bom.

Bem, contei toda essa história por um motivo: fazer você que leu até aqui lembrar que, independentemente da situação, seja como o Loirinho, ou como o David, escolha sorrir para as situações difíceis e acredite que “TUDO FICARÁ BEM”.

Para quem ainda não viu meu instagram, eu dividi essa publicação em três postagens. Se você puder ir até lá me dar um apoio, ficarei muito grato!

Feliz Natal e um ótimo Ano Novo! Até 2020! 💙



Ouça essa música e reflita sobre o fato de estar bem consigo mesmo e com as situações:

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Gostei da matéria, parabéns pela visão de compartilhar momentos que realmente é importante!

    ResponderExcluir
  2. Lucas, quanta delicadeza! Siga escrevendo com todo esse amor no olhar e nas entrelinhas.

    ResponderExcluir