Elaborador do conteúdo: Lucas Rodrigues
Apresentação:
Bem, quando eu paguei a cadeira de Técnicas avançadas de entrevista e reportagem, minha professora apresentou vários modos de como começar um bom texto e, um tino bateu na minha mente e me fez lembrar que a maioria dos estudantes que estão no ensino médio, começam seus textos dissertativos argumentativos da mesma forma, que, venhamos e convenhamos: é chato ler e escrever um texto, em que você sabe que irá ficar ao de todo mundo. E, o mais interessante é que: o problema não está neles (alunos), mas sim, em seus professores que estão apenas interessados no seu dinheiro, que supostamente receberão ao fim do mês.
Então, partindo disso, decidi pegar o material dessa aula em específico e destrinchar aqui, para você, meu caro leitor, que não faço a mínima de quem seja.
Bem, quando eu paguei a cadeira de Técnicas avançadas de entrevista e reportagem, minha professora apresentou vários modos de como começar um bom texto e, um tino bateu na minha mente e me fez lembrar que a maioria dos estudantes que estão no ensino médio, começam seus textos dissertativos argumentativos da mesma forma, que, venhamos e convenhamos: é chato ler e escrever um texto, em que você sabe que irá ficar ao de todo mundo. E, o mais interessante é que: o problema não está neles (alunos), mas sim, em seus professores que estão apenas interessados no seu dinheiro, que supostamente receberão ao fim do mês.
Então, partindo disso, decidi pegar o material dessa aula em específico e destrinchar aqui, para você, meu caro leitor, que não faço a mínima de quem seja.
Introdução
ao tema:
Bem, no jornalismo impresso, os redatores tem que fazer
de tudo (mas em exageros ou “clickbait”, claro), pra que o seu leitor permaneça
com ele até o ponto final do texto. E, para isso, eles usam os seguintes
Realces Estilísticos, para conquistar o leitor logo no primeiro parágrafo.
Uma dica antes de irmos até o assunto “realoficial”: NUNCA, em seus textos, revele todos os fatos de uma só vez. Como assim? Vá com calma e revele tudo aos poucos.
E, ah! Uma observação: Esse material é unicamente para aberturas de textos, mas nunca, para “meio” de um parágrafo.
Realces
Estilísticos:
Realçar
a visão:
Normalmente, é quando o redator usa do artificio da descrição, para que seu leitor seja imerso naquilo que está se passando.
Normalmente, é quando o redator usa do artificio da descrição, para que seu leitor seja imerso naquilo que está se passando.
Exemplo: Aconteceu
lá pelos idos de 1950, numa pequena cidade do interior de Minas Gerais. O
prefeito avisou que iria ligar, pela primeira vez, o único aparelho de televisão
da cidade. Montou uma espécie de oratório no coreto da pracinha e a população
correu ao local. Na hora marcada, o político acionou o botão e a tela ficou
cheia de chuviscos. Não conseguiu sintonizar a programação. Mas o povo achou
lindos os arabescos eletrônicos. Era o princípio de uma idolatria à televisão
que chegaria ao ponto de, hoje em dia, muita gente não ter geladeira, mas não
dispensar um aparelho de tevê. Não sem certa razão. Afinal, este
eletroeletrônico onipresente é a grande diversão gratuita. Ao longo de 50 anos
de atividade no Brasil, a serem completados no próximo dia 18, o veículo
proporcionou muitas alegrias, tristezas e informação. (Isto É)
Análise: Bem,
como você ver aqui, o autor fez o uso da descrição e, se você percebeu, sua mente
começou a imaginar como o fato aconteceu. E, outra coisa muito interessante:
ele foi revelando os dados aos poucos.
Realçar
a audição:
Nada mais é, quando o redator do texto traz para o seu leitor a fala de alguém que seja bastante relevante e, consequentemente fazer com que o leitor “ouça” aquilo, que está escrito.
Nada mais é, quando o redator do texto traz para o seu leitor a fala de alguém que seja bastante relevante e, consequentemente fazer com que o leitor “ouça” aquilo, que está escrito.
Exemplo: ”A
convenção de junho é que vai definir, mas o candidato que ficou definido na
consulta, e tendo em vista os critérios da prévia, é Garotinho.” A declaração
foi dada pelo presidente do PMDB, Michel Temer, depois de uma série de
confusões que marcou a consulta informal do partido para decidir seu candidato
à Presidência da República. Germano Rigotto fez mais votos, mas a fórmula que
atribui pesos diferenciados aos Estados deu a vitória a Anthony Garotinho.
(Zero Hora)
Análise: Como
podemos ver nesse caso aqui, o redator trouxe a fala de uma pessoa e, se você
perceber, parece que a pessoa está falando ao seu ouvido. Mas, algo que vale
ser salientado aqui é: No caso de um texto dissertativo argumentativo, você
pode fazer o uso disso e dizer algo como: “já dizia [fulano de tal] sobre [esse
determinado tema]”.
Realçar
a imaginação:
Aqui, o redator nada mais faz do que trazer algo da imaginação e o comparando com a realidade do fato apresentado posteriormente. Em essência, esse tipo de realce, faz o uso de comparações, para melhor entendimento do seu leitor.
Aqui, o redator nada mais faz do que trazer algo da imaginação e o comparando com a realidade do fato apresentado posteriormente. Em essência, esse tipo de realce, faz o uso de comparações, para melhor entendimento do seu leitor.
Exemplo: O
povo amava Mane Garrincha. Em dezembro de 1973, foi vê-lo movimentar-se pela
última vez dentro das quatro linhas do Maracanã, no “jogo da gratidão”. Como se
chamou piedosamente o afinal inútil ato de caridade em benefício do já
aniquilado herói das Copas de 58 e 62. Na última quinta-feira, 20, o povo
voltou ao Maracanã, agora para contemplar o corpo inerte do ídolo de outrora,
cujos feitos a maioria só conhece de filmes ou de ouvir contar. (Veja)
Análise: Nesse
caso, é bem perceptível a comparação entre o atleta e o jogo que aconteceu. No
caso desse tipo de realce, normalmente, os autores trazem personagens e os
compara algo que aconteceu, ou o tema que eles estão escrevendo.
Jogar
com fórmulas:
Nesse realce, você irá literalmente brincar com frases prontas, que em sua maioria são clichês (fórmulas), alterando-as, ou usando-as da melhor forma que você achar, contanto que faça sentido (lógico).
Nesse realce, você irá literalmente brincar com frases prontas, que em sua maioria são clichês (fórmulas), alterando-as, ou usando-as da melhor forma que você achar, contanto que faça sentido (lógico).
Exemplo: O
templo religioso vai buscar dinheiro no templo do capitalismo. No próximo dia
13 de setembro, a Igreja Católica vai lançar cotas na Bolsa de Valores do Rio
de Janeiro. Os futuros quotistas não vão receber participação nos lucros, nem
vão aguardar os dividendos em reais. A grande inovação dessa emissão no mercado
de capitais é que o investidor receberá dividendos sociais, com a transparência
de uma empresa aberta. (Folha)
Análise: Como
está bem nítido aqui, o “templo religioso vai buscar dinheiro no templo do
capitalismo”, além de ser uma crítica subliminar, o autor fez uso de um afrase
pronta, para começar o seu texto.
Recapitular:
Como o próprio nome fala por si só. Nada mais é, do que utilizar-se de acontecimentos da história, para que seu texto além de passar um “conhecimento de mundo” ao seu leitor, traz consigo um modo “diferente” de começar um texto.
Como o próprio nome fala por si só. Nada mais é, do que utilizar-se de acontecimentos da história, para que seu texto além de passar um “conhecimento de mundo” ao seu leitor, traz consigo um modo “diferente” de começar um texto.
Exemplo: “Há
cerca de dois mil anos os romanos fundaram Conímbriga. A cidade cresceu em
importância. Era uma cidade de comerciantes, artífices e agricultores. Hoje, o
empresário de Coimbra, José Silva, quer recriar Conímbriga, promovendo a
construção de um parque educativo. ”
Análise: Se
você percebeu, o redator trouxe um acontecimento histórico, para que isso seja
comparado ao fato atual, para que o seu leitor entenda com precisão o que de
fato está acontecendo.
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